O protótipo do PA36 voo pela primeira vez em 05 de dezembro de 1969. Era uma versão melhorada do já renomado PA25 Pawnee, com motor lycoming de 260hp, e capacidade do hopper aumentada para 1041 litros, adoção de asas cantilever e ventilação de cabine melhorada. A versão de produção foi apresentada em 1972, com o designativo de PA36-285 a única diferença do prototipo foi a adoção do novo motor, um continental 285 hp. Entrando em produção em 1973.
Em 1977 uma nova versão do PA36 Pawnee Brave entrou em produção, o PA36-300 com adoção de um motor lycoming de 300 hp, versão esta que se tornou padrão a partir de 1978 , neste mesmo ano a Piper colocou no mercado uma outra versão o PA36-375 com motor de 375hp.Em 1981 a Piper vendeu o direito de projeto para a empresa WTA Incorporated, que comercializaram a aeronave a partir de 1984 em duas versões, PA36-375 e PA36-400 ambos com motor Lycoming de 375hp e 400hp respectivamente.
Especificações PA36-300 Pawnee Brave.
Piloto: 1
Motor: Lycoming IO-540 KG5
Potencia: 300hp
Vel. cruzeiro: 135 mph
Capacidade do Hopper: 1041 litros
Peso vazio: 989 kg
Peso max. decolagem: 1996 kg
Envergadura: 11.89 mts
Comprimento: 8.34 mts
Altura: 2.29 mts
Helice: bi-pá opcional tri-pá
Nenhum comentário:
Postar um comentário